sexta-feira, 13 de março de 2015
Será que entendemos alguma coisa de Deus?
"Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus." (1 Co 2:11)."Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz." (Rm 8:6).
(Obs.: espírito = espírito do homem; Espírito = Espírito de Deus)
O ser humano é formado por corpo, alma e espírito. O corpo se relaciona com o mundo físico; a alma, com o mundo psicológico, emocional e intelectual; o espírito com o mundo espiritual. Ser salvo requer um novo nascimento, ter o espírito regenerado, ou seja, ser vivificado no espírito, pelo Espírito Santo. Todas as pessoas verdadeiramente salvas, não importa quem sejam, tiveram o mesclar do espírito. Isto é um fato que experimentaram, mesmo se por algum motivo não tiveram a compreensão disso.
Tão logo o espírito de alguém experimenta este mesclar, ele começa a compreender o real significado da vida humana e, também, a fonte da vida humana. Isso significa que ele começa a entender as coisas do homem. E, uma vez com tal entendimento, torna-se apto a usar o seu espírito.
Quando exercitamos o nosso espírito para saber as coisas do homem, nós somos introduzidos no Espírito de Deus. Os dois espíritos, o espírito humano regenerado e o Espírito divino, não podem mais ser separados. Esta é a razão de Paulo falar dos dois espíritos em 1 Coríntios 2:11.
Primeiramente ele diz que ninguém conhece as coisas do homem senão o espírito do homem que está dentro dele. Depois ele diz que ninguém conhece as coisas de Deus, exceto o Espírito de Deus. O homem apropriado e genuíno tem estes dois espíritos, um para conhecer as coisas do homem e outro para conhecer as coisas de Deus.
De acordo com a Bíblia, as coisas do homem estão relacionadas às coisas de Deus. Assim, a maior necessidade do homem é ter o seu espírito humano mesclado com o Espírito Santo. Daí, todas as coisas passam a ter sentido!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário