Podemos dizer que a tragédia do universo -- a queda do homem e de toda a criação a ele sujeita -- teve início com esta pergunta. A sagacidade da serpente induziu a mulher a cair em pecado contra Deus.
A queda se concretizou em quatro passos:
- Lançamento de dúvidas contra o que Deus disse: "É assim que Deus disse...? "
- Introdução da mentira: "É certo que não morrereis" (Gn 3:4). A ordem de Deus era clara: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2:16,17). Jesus certa vez repreendeu os fariseus dizendo: "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer- lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (Jo 8:44)
- Corrupção da mente e abandono do estado de simplicidade e pureza: "Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu." (Gn 3:6). Paulo explicitou a sua preocupação com os irmãos que viviam em Corinto e que estavam vacilando na fé: "Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo" (2Co 11:3).
- Transgressão por meio do engano: "E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão." (1Tm 2:14).
Resumindo, a serpente lançou dúvidas na mente de Eva, introduzindo a mentira de que ela não morreria se comesse do fruto proibido (conhecimento do bem e do mal). Eva, por sua vez, teve a sua mente corrompida e abandonou o estado de simplicidade e pureza, sendo enganada e caindo em transgressão. Estes são os quatro passos da primeira queda.
Estejamos, pois, atentos à Palavra de Deus, sabendo que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Que nossa mente sempre se renove Nele e tenhamos a atitude de não enfrentar, mas fugir das tentações.
#EuCreio
Nenhum comentário:
Postar um comentário