terça-feira, 7 de abril de 2015

O Segundo Enoque (aquele que andou com Deus)


Ao contrário do primeiro Enoque (filho de Caim), o segundo Enoque (filho de Jarede) andou com Deus: "Aos 162 anos, Jarede gerou Enoque... Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém. Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado."  (Gn 5:18-24).
 Observemos uma sutil, mas importantíssima diferença do relato desta genealogia em contraposição à genealogia de Caim.

  1. Esta genealogia de Adão exclui a descendência maligna de Caim, começando diretamente com Sete, que significa "substituto" de Abel: "Este é o livro das gerações de Adão... e gerou um filho... e pôs-lhe o nome de Sete." (Gn 5:1-3)
  2. Cada nome aqui é acompanhado do número de anos que viveu, pois somente os dias que vivemos na presença do Senhor são contados. Veja-se a belíssima oração de Moisés no Salmo 90:12: "Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria". A verdadeira sabedoria consiste em andar na presença do Senhor. Abraão foi alertado pelo Senhor: "Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito" (Gn 17:1). O andar longe da presença do Senhor resulta em independência de Deus. Isto é evidenciado em três aspectos essenciais da vida humana: a subsistência representada por Jabal, que "foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado" (Gn 4:20); a cultura secular, representada por Jubal, que "foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão"; (Gn 4:21) e segurança, representada por Tubalcaim, que preparava instrumentos cortantes, sendo mestre de toda a obra de cobre e ferro" (Gn 4:22). Jabal, Jubal e Tubalcaim confiavam em si mesmos, desprezando a Deus.
  3. Sete, particularmente, reconheceu a sua fraqueza, quando chamou o seu filho de "Enos", ou seja, "aquele que é fraco": "E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR." (Gn 4:26). De fato, o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza (2 Co 12:9). Precisamos invocar o nome do Senhor!
  4. Enoque passou a andar com Deus com o nascimento do seu primeiro filho, talvez reconhecendo que sem Deus não teria condições de obter sucesso nesta difícil tarefa: "Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos"  (Gn 5:22). Este seu primeiro filho veio a tornar-se o homem que mais viveu sobre a face da terra, "E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos" (Gn 5:27).
  5. Enoque, por sua vez, não experimentou a morte: "E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou" (Gn 5:24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário