segunda-feira, 16 de março de 2015

Consciência, Comunhão e Intuição

Consciência + Comunhão + Intuição = Espírito Humano
O espírito humano é composto por três partes ou funções, a saber: consciência, comunhão e intuição.

Algumas funções da consciência são discernir o certo do errado e condenar ou justificar algo ou alguém. Algumas funções da comunhão são contactar a Deus ou mesmo tocar em Deus. No que diz respeito à intuição, é uma uma sensação ou conhecimento direto, proveniente de Deus, a despeito de motivo, circunstância ou antecedente.

Vejamos resumidamente o que a Bíblia tem a nos dizer a respeito destas funções inerentes à parte mais interior do ser humano:

Consciência:
  1. "Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo" (Romanos 9:1).
  2. "Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente" (1 Coríntios 5:3). A função de condenar ou justificar é da consciência, que está no espírito.
  3. "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto" (Salmos 51:10). Um espírito reto é um espírito correto, a percepção entre certo e errado que está na consciência.
  4. "Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito"  (Salmos 34:18). Contrição é o arrependimento sincero e completo dos pecados cometidos, algo que ocorre na consciência.
  5. "Mas Seom, rei de Hesbom, não quis deixar-nos passar; pois o Senhor, o Deus de vocês, tornou-lhe obstinado o espírito e endureceu-lhe o coração, para entregá-lo nas mãos de vocês, como hoje se vê"  (Deuteronômio 2:30). Obstinação é a ação de se prender com tenacidade alguma coisa, teimosia, uma decisão da consciência.
Comunhão:
  1. "Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24). Adorar a Deus é ter uma doce comunhão com Ele. 
  2. "Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós"  (Romanos 1:9). "Mas agora temos sido libertados da lei, ... sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra"  (Romanos 7:6). Servir no espírito requer estar em plena comunhão com Deus.
  3. "Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos." (Efésios 6:18). Orar é ter comunhão com Deus.
  4. "Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele" (1 Coríntios 6:17). Unir-se ao Senhor é estar em íntima comunhão com Ele, ao ponto de haver identidade em um só espírito.
Intuição:
  1. "Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus"  (1 Coríntios 2:11). Este entendimento não racional refere-se à intuição espiritual.
  2. "Mas Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: Por que arrazoais desse modo em vossos corações?"  (Marcos 2:8). Perceber é uma intuição que ocorre no espírito.
  3. "E, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum" (Marcos 8:12). Suspirar no espírito é uma percepção, gemido e movimento devido a uma sensação direta de discernimento, o qual não depende da razão e ocorre intuitivamente no espírito.
Eu creio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário