
A salvação completa do homem ocorre de dentro para fora, partindo do espírito, transbordando para a alma e se consumando no corpo, por Cristo, respectivamente nosso Bom, Grande e Sumo Pastor.
O homem sem Deus, por ser desgarrado e destituído da verdade, tem um andar errante (Mt 9:36). É como ovelha que não tem pastor. Uma vez conhecendo a verdade, que liberta (Jo 8:32), inicia-se o processo do que a Bíblia chama de "tão grande salvação" (Hb 2:3). Não é apenas grande, mas tão grande salvação. Do que se trata? Ela é assim chamada por alcançar o homem em sua totalidade, ou seja, espírito, alma e corpo.
Primeira etapa: A salvação do espírito, por Cristo, o Bom Pastor
É fundamental compreendermos que no momento em que o homem crê e recebe o Senhor Jesus como Salvador, o seu espírito é imediatamente regenerado, ou seja, nasce de novo. Isso acontece no espírito humano. "Necessário vos é nascer de novo" (Jo 3:3-7), recebendo a vida dada por Cristo, o Bom Pastor. Jesus disse: "Eu sou o Bom Pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (Jo 10:11).
Segunda etapa: A salvação da alma, por Cristo, o Grande Pastor
Esta etapa não é imediata, pois dura a vida inteira. Refere-se ao crescimento para a salvação (1 Pe 2:2), à salvação que precisa ser desenvolvida com temor e tremor (Fp 2:12), "porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas" (1 Pe 2:25). Na verdade, o fim e a finalidade da fé, ou seja, a razão do novo nascimento, é que a salvação já ocorrida no espírito humano transborde para a alma (1 Pe 1:19), nos aperfeiçoando. O nosso Senhor Jesus, Grande Pastor das ovelhas, nos aperfeiçoa em toda boa obra. (Hb 13:20-21)
Terceira etapa: A salvação do corpo, por Cristo, o Supremo Pastor
É a salvação que está preparada para se revelar no último tempo (1 Pe 1:5), quando o Senhor Jesus Cristo transformará o corpo de humilhação do homem para ser conforme ao corpo da sua glória (Fp 3:21). Isto é realizado pelo Sumo Pastor, pois "quando se manifestar o Sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória" (1 Pe 5:4).
Concluindo, Jesus Cristo, como o Bom Pastor, regenerou o nosso espírito com a Sua vida; como o Grande Pastor, está aperfeiçoando a nossa alma; e como o Supremo Pastor, glorificará o nosso corpo em sua vinda!
Eu creio em Ti, Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário