sábado, 14 de março de 2015

Os Frutos da Boa Terra e os Atributos de Cristo

"Porque o Senhor teu Deus te faz entrar numa boa terra... terra de trigo e cevada; de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e de mel" (Dt 8:7-8).


A botânica de Israel  é caracterizada basicamente por árvores futíferas; culturas de campo; plantas de jardim; ervas silvestres; árvores e arbustos florestais; plantas de rios e pântanos; plantas desérticas; espinhos e cardos; flores do campo; plantas e especiarias medicinais; incensos e perfumes.

Na descrição da boa terra, em Deuteronômio 8:8, são evidenciadas duas culturas de campo: o trigo e a cevada; quatro árvores frutíferas: vides, figueiras, romeiras e oliveiras; e dois produtos:  o azeite (da oliveira) e o mel (provavelmente da tamareira) ou mesmo de abelhas.

Em cada uma destas espécies, podemos identificar e experienciar os ricos atributos do caráter de Cristo em nossas vidas:
  1. Trigo: A morte de Cristo -  Jesus foi o grão que caiu na terra e morreu, produzindo muito fruto (Jo 12:24). Com o trigo se faz o pão, nosso alimento diário. "Ele foi moído pelas nossas iniquidades" (Is 53:5), tornando-se "o pão da vida" (Jo 6:35).
  2. Cevada: As primícias e ressurreição de Cristo - A cevada cresce juntamente com o trigo, mas por exigir menos água do que o trigo, os seus frutos sempre surgem primeiro. Representam as primícias e o poder da vida de ressurreição de Cristo.
  3. Videiras: Vida abundante e alegria em Cristo - A videira produz o vinho, que "agrada a Deus e aos homens" (Jz 9:13). Jesus afirmou: "Eu sou a videira verdadeira" (Jo 15:1).
  4. Figueiras: Doçura, prosperidade e paz em Cristo - (Jz 9:10). O figo contém alto teor de açúcar e é muito nutritivo, podendo ser armazenado por longo tempo após ser premido e seco, daí, representando a prosperidade. Miquéias revela que não há quem possa ser espantado se estiver assentado sob a figueira (e videira). Esta paz só podemos encontrar em Cristo:"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo" (Jo 14:27). "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim". (Jo 16:33).
  5. Romeiras: Unidade e viver do corpo em Cristo - A beleza da noiva em Cantares de Salomão é evidenciada pela beleza da forma da romã, que uma vez partida evidencia o envolvimento de todos os grãos em pequenos grupos ligados pelo néctar: "As tuas faces são como as metades de uma romã"  (Ct 4:3), indicando que Cristo foi partido para que vivamos em unidade, onde o único nome a ser manifestado é o de Jesus (Jo 17:6), para que sejamos um Nele (Jo 17:22) e aperfeiçoados na unidade (Jo 17:23), cobertos pelo Seu precioso sangue (1 Pe 1:19), o néctar do amor, que vincula perfeitamente todas as coisas: "Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição" (Cl 3:14).
  6. Oliveiras: Nova vida e esperança em Cristo - As oliveiras são abundantes nas montanhas de Israel. Demoram cerca de 30 anos para produzir a plenitude dos frutos. Crescem muito lentamente, mas se firmam no solo de maneira insuperável. O seu óleo (azeite) sempre foi usado para a unção de reis e sacerdotes, além de proporcionar a cura, iluminar a casa e o Templo e, ainda, ser o solvente para várias especiarias e incensos aromáticos. Os ramos da oliveira são espancados com uma vara longa e as azeitonas que caem são recolhidas em cestos. Jesus, como a oliveira, começou o seu ministério aos 30 anos de idade e inaugurou um reino inabalável. Foi espancado na Sua crucificação. Como na oliveira, a azeitona colhida era premida para produzir o azeite, o seu sofrimento e morte nos agraciaram com Espírito Santo, o Consolador.
  7. Tamareira ou Datileira - Da subsistência do mundo para a suficiência em Cristo - É um fruto da espécie das palmeiras e os seus ramos eram muito usados em ocasiões festivas, especialmente na Festa dos Tabernáculos (que é a Festa das Cabanas, ou Festa das Colheitas) (Lv 23:40; Ne 8:15), relembrando os 40 anos de êxodo dos judeus no deserto, fugindo do Egito para a boa terra. Sendo nômades, eles habitavam em pequenas tendas, frágeis e temporárias. Assim, saímos da preocupação com a subsistência no mundo para a suficiência em Cristo: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33).
Nestas sete espécies a boa terra foi abençoada por Deus, que nos alcança da mesma maneira com estes maravilhosos atributos de Cristo dispensados a nós por meio Dele mesmo.

Em Cristo,

Romualdo Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário