"Daí se começou a invocar o nome do Senhor" (Gênesis 4:26b)
Nesta postagem, vamos tentar esclarecer a origem e as razões em relação à prática de se invocar o nome do Senhor.
Origem
No contexto de Gênesis, temos a criação dos céus e da terra e de tudo o que neles há (Gn 1); a formação do homem e da mulher (Gn 2); a queda do homem (Gn 3); o primeiro homicídio, os descendentes do assassino Caim, o nascimento do substituto de Abel e o seu primeiro descendente, assinalando o início da prática de se invocar o nome do Senhor (Gn 4).
Razões
Antes de mais nada, convém conhecermos a etimologia do termo "invocar". Segundo o Strong's Dictionary, o termo hebraico "qara'" (h7121) traz a ideia de dirigir-se a uma pessoa ao encontrá-la, com o sentido de "chamar", "clamar", "convidar" e "gritar por socorro". Também, tem o sentido de "designar", além de outros correlatos.
O termo hebraico "quara" ocorre exatamente 688 vezes no Antigo Testamento. A sua primeira ocorrência está em Gênesis 1:5: "Chamou Deus à luz, Dia e às trevas, Noite", ou seja, Deus "designou" nomes específicos para a luz e para as trevas.
Após a primeira queda do homem -- alimentar-se da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (Gn 3:1-7) -- e a segunda queda do homem -- Caim assassina Abel (Gn 3:8) --, este homicida gera uma descendência que escolhe apartar-se de Deus em todas as áreas de atividade, explicitamente na questão da subsistência (Gn 4:20), da música (Gn 4:21) e da defesa e segurança (Gn 4:22). São preocupações genuínas que todos nós temos, porém, eram independentes de Deus.
Nasce, então, Sete (que significa "substituto"), para ocupar o lugar deixado por Abel. E, o primeiro filho de Sete foi Enos (que significa "fraco"), "daí se começou a invocar o nome do Senhor" (Gn 4:26b). Diante de uma geração corrupta que conscientemente decide apartar-se de Deus, surge uma outra geração de pessoas fracas que temem a Deus. São estes que iniciam a prática de invocar o nome do Senhor, em uma atitude necessária de confissão de fé, clamando e gritando por socorro, ao dirigirem-se à pessoa de Deus quando O encontravam.
Na próxima postagem, consideraremos as consequências/resultados e os cuidados necessários.
Compartilhe esta mensagem com os seus amigos!
Em Cristo,
Romualdo Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário