quinta-feira, 7 de maio de 2015

Vivendo pelo Livro

Este é um resumo do livro "Living by the Book", de Howard Hendricks e William Hendricks que nos apresenta a arte e a ciência da leitura bíblica. O desenvolvimento destas habilidades não dispensa, de maneira alguma, a necessidade essencial da intimidade com o Espírito Santo, em todo o tempo, "porque a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2Co 3:6).


Os autores (pai e filho) recomendam 10 estratégias para uma leitura que pode trazer resultados extraordinários para o leitor:
  1. Concentre-se na leitura: a Bíblia deve ser lida para ser entendida e ela não oferece os seus frutos para preguiçosos ou desatentos.
  2. Leia trechos completos de uma única vez: Isso permite que se verifique a unidade do texto bíblico e facilita a identificação do quadro geral. Ao ler em voz alta, o processo de memorização é otimizado, além do que, outras pessoas da família poderão usufruir de sua leitura também.
  3. Leia pacientemente: a leitura bíblica é um projeto de longo prazo e os seus frutos só começam a aparecer com o tempo. Seja paciente consigo mesmo e seja paciente com o texto. É como uma maratona: a alegria e júbilo são reservados para os que chegam na linha final.
  4. Identifique os elementos essenciais: Quem? O que? Quando? Como? Por que?  e Para que?
  5. Leia em oração: A oração é a chave do estudo bíblico. Não ore mecanicamente e nem imite a oração dos outros. Antes, faça das palavras lidas a sua oração. Descanse nas promessas do Senhor reveladas na Palavra. Confesse pecados. 
  6. Use de imaginação: refaça as frases lidas com suas próprias palavras, sem mudar o sentido e significado. Leia em ambientes diferentes e evite a uniformidade. Utilizando diferentes traduções, a Palavra se torna mais vívida ainda e se evita o desdém, devido à familiaridade com o conteúdo.
  7. Medite na Palavra: Reserve um tempo específico para meditar no que foi lido, preenchendo a mente com o que concerne a Deus. Obediência a Deus requer conhecimento da Palavra de Deus. Nós nos tornamos o que pensamos, pois a transformação vem pelo poder da Palavra.
  8. Identifique o propósito da estrutura: Estruturas textuais podem apresentar elementos de causa e efeito, clímax, comparação, contraste, explanação, troca, proporção, propósito, repetição etc.
  9. Leia de maneira aquisitiva: O objetivo da leitura deve ser adquirir a Palavra e formar dentro de nós o bom depósito. À medida em que a Palavra vai nos constituindo, passaremos a viver por ela, de glória em glória!
  10. Leia telescopicamente: o conjunto total é sempre maior do que a soma das partes. Olhe para as conexões e preste atenção no contexto.

"Tudo que Deus diz é sério. O que ele diz acontece. Sua poderosa Palavra é aguda como o bisturi e capaz de cortar tudo, seja dúvida, seja desculpa, mantendo-nos abertos para ouvir e obedecer. Nada — nem ninguém — está fora do alcance da Palavra de Deus. Não se pode fugir dela — não há como." (Hb 4:12 - A Mensagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário