
Há uma forte conexão entre o livro de Isaías com cada um dos livros da Bíblia. A nossa primeira constatação é em relação ao número de capítulos de Isaías com o número de livros da Bíblia: 66.
As coisas começam a ficar impressionantes quando verificamos que assim como a Bíblia é dividida em dois testamentos, o Antigo Testamento (AT), com 39 livros; e o Novo Testamento (NT), com 27 livros; também o livro de Isaías pode ser dividido assim, ou seja, dos capítulos 1 ao 39, correspondendo ao Antigo Testamento; e do capítulo 40 ao 66, correspondendo ao Novo Testamento. Vamos confirmar esta constatação, sem nos prendermos a muitos detalhes:
- Isaías 1, em conexão com o primeiro livro do AT, Gênesis.
- Isaías 39, em conexão com o último livro do AT, Malaquias.
- Isaías 40, em conexão com o primeiro livro do NT, Mateus;
- Isaías 66, em conexão com o último livro do NT, Apocalipse.
Em linhas gerais, Isaías 1 fala da criação, engrandecimento do homem e posterior rebeldia (Is 1:2); existência de poucos remanescentes, Sodoma e Gomorra (Is 1:9); ofertas vãs (Is 1:13); mãos cheias de sangue e homicidas (Is 1:15,21). Todos estes fatos nos remetem diretamente ao primeiro livro, Gênesis.
Da mesma forma, Isaías 39 fala do desprezo e desonra de Ezequias pelos tesouros da casa do Senhor, mostrando-os aos mensageiros da Babilônia, inimigos do povo de Deus (Is 39:2) e a consequente sentença, reprovação e castigo da parte do Senhor, pois tudo seria levado para a Babilônia (Is 39:6). O último livro do AT, que é o 39º, Malaquias, também fala da sentença pronunciada pelo Senhor (Ml 1:1), da reprovação pela desonra (Ml 1:6) e castigo dos sacerdotes (Ml 2:9).
Isaías 40 já começa a tratar do NT. De fato, inicia logo dizendo que o Senhor vem para consolar e perdoar (Is 40:1-2) e de uma voz que clama no deserto preparando o caminho do Senhor (Is 40:3). O Evangelho de Mateus relata o aparecimento e a pregação de João Batista, como sendo a voz do que clama no deserto (Mt 3:1-3).
Isaías 66 fala dos falsos filhos de Deus, que pensam estar edificando casa para o Senhor, mas não estão (Is 66:1-2); da punição aos Seus inimigos (Is 66:6); do nascimento de um menino (Is 66:7); do consolo eterno na Nova Jerusalém (Is 66:13); da criação de novos céus e nova terra (Is 66:22). Apocalipse, semelhantemente, fala dos derrotados e dos vencedores das igrejas (Ap 2 e 3); da punição dos inimigos, pelos flagelos (Ap 16); do nascimento do filho varão (Ap 12), representando os filhos maduros, aptos a lutar por Deus; dos novos céus, nova terra e a Nova Jerusalém (Ap 21).
Assim, parece que cada um dos capítulos de Isaías tem conexão direta com os livros da Bíblia, na ordem em que estão organizados. Isso mostra a soberania e a maneira de Deus se revelar a cada um de nós.
Se o Senhor permitir, exploraremos os 66 capítulos de Isaías, verificando as conexões existentes com os 66 livros da Bíblia.
Jesus é o Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário