domingo, 25 de agosto de 2013
Da Criação ao Caos
No princípio criou Deus o céu e a terra. A terra, porém, era sem forma e vazia" (Gn 1:1,2)
Quando Deus criou a terra, "não a criou para ser um caos" (Is 45:18). Tudo era perfeito na criação, como argumentou Deus com Jó: "Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra?... Quem lhe determinou as medidas?... Quem estendeu sobre ela o cordel?... Sobre que foram firmadas as suas bases?... Quem lhe assentou a pedra angular?" (Jó 38:4-7). Inclusive, o profeta Isaías (mais de sete séculos antes de Cristo) já sabia da "redondeza da terra" (Is 40:22), antes da Ciência tê-la revelado pelas observações de Galileu Galilei.
Tal era a perfeição, que "juntas cantavam as estrelas da manhã, e jubilavam todos os filhos de Deus" (Jó 38:7). Os filhos de Deus eram os anjos criados por Deus, o seu exército, como explicado em Gênesis 2:1: "Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército".
Porém, a terra tornou-se um caos (sem forma e vazia). Como isso aconteceu? Um dos arcanjos de seu exército , Lúcifer (estrela da manhã), que era o "selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura... colocado como querubim da guarda" (Ez 28:12-14), era perfeito nos seus caminhos, desde o dia em que fora criado, até que nele se achou iniquidade (Ez 28:15), a iniquidade de dizer em seu coração: "subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo" (Is 14:14), comercializando esta idéia (Ez 28:18), levando "após si a terça parte das estrelas do céu" (Ap 12:4), ou seja, dos anjos. Estava, assim, estabelecido o caos logo no segundo verso de Gênesis.
Eu creio,
Romualdo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário