quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Quem creu em nossa mensagem?



"Quem creu em nossa mensagem?
E a quem foi revelado o braço do Senhor?"

(Isaías 53:1)

Esta pergunta de Isaías foi citada por João (Jo 12:38) e Paulo (Rm 10:16) para mostrar a profecia de que muitos judeus não acreditariam nas boas novas a respeito de Jesus, o Messias.

Os versos de Isaías 53:2-3 descrevem o Senhor Jesus como "um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca", ou seja, um homem frágil, vulnerável, sem qualquer beleza, "desprezado e rejeitado pelos homens", sofrido e sem a estima das pessoas. Não seria loucura crer em um Messias, um Salvador com atributos tão desinteressantes?! O que poucos se dão conta é de que "a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus" (1 Co 1:18) . Deus se agradou de "salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação... A loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem" (1 Co 1:21,25).

Como se pode, então, experimentar essa loucura? Somente por meio da revelação. Voltemos a Isaías 53:1: "Quem creu?... a quem foi revelado?". Na verdade, só passamos a compreender após crermos, pois "o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente" (1 Co 2:14). Que privilégio nos foi concedido, sim, a nós que cremos! "... temos a mente de Cristo" (1 Co 2:16).

Bom, uma vez que recebemos a revelação, temos também a luz em meio a trevas. Crer, então, é passar a ver na escuridão. Por quê? Porque "o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo" (2 Co 4:4). Assim, permanecer na condição de incredulidade significa permanecer em trevas. O deus deste século, que é o aqui-inimigo de Deus, cega o entendimento das pessoas, tornando impuro o coração humano. É uma questão interior de cegueira espiritual. Por isso é que são "bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus" (Mt 5:8).

Concluindo esta breve reflexão, crer nos leva à condição de pregadores das boas novas: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!" (Rm 10:15). Passamos da situação de incredulidade e cegueira espiritual a pregadores da Palavra de Deus, que viram a Sua glória e têm a Sua mente. Todas as pessoas regeneradas (que tiveram a experiência de um novo nascimento) podem dar este testemunho. São pessoas que creram e foram constrangidas a falar, não por obrigação, mas por amor, anunciando as boas novas da salvação em Cristo Jesus: "Eu cri; por isso, é que falei.Também nós cremos; por isso também falamos" (2 Co 4:13). E você, creu?!






Nenhum comentário:

Postar um comentário